terça-feira, 23 de junho de 2015

Mineroduto: O que é, como funciona, vantagens e desvantagens

          Segundo escreveu Mathias Heider, em seu artigo sustentabilidade na mineração (2010), um Mineroduto pode ser definido como um sistema de tubulações cujo objetivo é transportar minérios por longas distâncias de forma que haja menor impacto ambiental se comparado com os meios mais usuais de transporte.
Mineroduto Samarco MG-ES
          Ainda segundo ele, a massa sólida correspondente ao minério é acrescida de água e transportada por um sistema de bombeamento o qual utiliza-se de energia elétrica. Ao se atingir certa velocidade esse material passa a ser movido pela ação da gravidade a uma velocidade aproximada de 40 Km/h, entrando em desaceleração a cada 20m para se evitar a pressão excessiva na tubulação e consequentemente o desgaste prematuro do equipamento.
          Afirma que para haver esse tipo de sistema, uma grande obra de engenharia é necessária. Isso porque é algo extremamente complexo e que inclui riscos potenciais de danos físicos e materiais, explica ele.
          Heider, conclui citando que, desde a escolha do material utilizado em sua fase inicial de construção, até a escolha dos ambientes geográficos que servirão para abrigar esse sistema já na sua fase de execução, são de relevância inimagináveis.
          A tabela a seguir, apresenta as vantagens e desvantagens quanto à forma de se transportar recursos minerais via Mineroduto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário