quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O Lado positivo e os benefícios do Urânio

       Muito já se falou acerca da relevância do minério de Urânio nos dias de hoje. Então, é necessário que as sociedades modernas repensem seus conceitos de aplicação do mineral, levando em conta suas particularidades e benefícios a médio prazo. Percebê-lo de maneira equivocada e vendo ele apenas com potencial de destruição é um grande risco que se corre ao se tratar de tecnologia e desenvolvimento. É claro que ele é utilizado sim pela indústria bélica como matéria prima na fabricação de armas químicas e bombas atômicas, porém somos nós que tenhamos que decidir pela sua melhor aplicação comercial.
        Mais importante que isso é sua capacidade de geração de energia através da alta equivalência
energética e os efeitos positivos trazidos para a medicina. Esse temor com que o urânio é tratado pelos mais conservadores impossibilita o desenvolvimento das sociedades, o fomento da economia e a redução dos índices de emissão de gases na atmosfera. É fato que sua utilização deve seguir os mais rigorosos padrões de segurança para que acidentes não ocorram, embora a ocorrência de acidentes desse tipo seja extremamente rara.
        Com o sucesso verificado nas pesquisas realizadas para o tratamento do rejeito desse mineral, pesquisadores da USP e do IPEN concluíram ainda que, parte desse rejeito poderia ser utilizado novamente como combustível para movimentar as turbinas dos reatores, pois ainda possuía tal capacidade em função do enriquecimento isotópico o qual foi submetido.
        Com isso, parte do lixo atômico produzido pelas usinas, seria reprocessado e reutilizado de modo a diminuir a quantidade de rejeito gerada. A outra parte seria submetida às pesquisas, que comprovada sua veracidade daria uma nova aplicação comercial para esses resíduos: o emprego dele na agricultura.
Portanto, essas novas tecnologias existentes no setor nuclear só foi possível graças a investimentos feitos tanto pelo poder público quanto pelas empresas privadas no passado. E caso queiramos avançar ainda mais no setor, faz-se necessária à continuidade desses investimentos nos dias de hoje.
        Terminamos aqui fazendo um convite: enquanto sociedade moderna que prima pelo advento da tecnologia, vamos repensar nossos conceitos de aplicação, efeitos e consequências de utilização do minério de urânio. Precisamos romper com os paradigmas existentes e visões equivocadas referentes ao mineral, pois o que nos leva a pensar dessa forma é a motivação para a qual algumas nações o aplicam, gerando efeitos e consequências negativas.
Entender suas complexidades além das entrelinhas para que tenhamos melhores condições de analisar suas aplicações, efeitos e consequências, fará com que vejamos os lados positivos e os benefícios por ele trazidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário